8 TECNOLOGIAS PARA CAMINHÕES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER AGORA MESMO

  • 16/07/2020
Atualmente, é quase impossível encontrar uma área do nosso cotidiano que não tenha sido influenciada por aparatos tecnológicos.

E o segmento de veículos, em especial o de tecnologias para caminhões, é um dos grandes exemplos.
Tantas inovações têm mudado a forma de dirigir e gerenciar frotas, garantindo mais segurança e conforto ao motorista durante o trajeto. Porém, como veremos neste post, isso não é tudo.
Continue a leitura e conheça as principais tecnologias para caminhões que já existem, bem como as que têm data marcada para chegar!
1. Direção autônoma
Os veículos que não necessitam de motoristas estão mais próximos da realidade. E se engana quem pensa que essa inovação se restringe aos modelos de passeio, pois já existem marcas apostando em condução autônoma também para caminhões.
A direção é feita por sensores, câmeras e radares, o que deixa o condutor livre para repousar ou fazer outras atividades durante a viagem. O sistema realiza uma checagem completa ao redor do caminhão, identificando obstáculos, sinalizações de trânsito, pedestres e informações sobre os outros carros, como velocidade, direção, tamanho e posição.
A tecnologia ainda promete definir os melhores percursos, agilizar as entregas, diminuir o consumo de combustível e reduzir o número de acidentes na estrada. Porém, o intuito não é substituir totalmente o condutor, mas permitir que ele aproveite seu tempo durante os pontos mais entediantes do caminho.
2. Softwares de gerenciamento de frota
Elaborados para simplificar o trabalho de gestores, os sistemas de gerenciamento de frotas já são usados pela maioria dos negócios da área de transportes. Ao diminuir a burocracia e eliminar operações manuais, essa solução facilita o controle de veículos, visto que todos os dados podem ser adicionados e armazenados no próprio software.
Além de garantir a integridade das informações, também é possível monitorar de perto a manutenção preventiva dos caminhões, diminuindo custos e disponibilizando a quantidade exata de veículos para todos os serviços. Sem contar que o programa também pode criar relatórios de acordo com estatísticas reais, o que permite uma gestão mais eficiente.
3. Computador de bordo
Presentes nos carros de passeio há algum tempo, esse equipamento está sendo instalado com mais frequência em caminhões. O computador de bordo é uma das tecnologias para caminhões que descomplica a inspeção de diversas informações importantes, como horímetro, relógio, quilometragem total e parcial, bem como dados sobre eventuais falhas nos componentes do veículo.
Ele ainda consegue fazer diagnósticos que ajudam na hora da manutenção, uma vez que os problemas são facilmente descobertos, graças aos registros em tempo real. Além disso, esse dispositivo também avalia a necessidade de troca de óleo lubrificante, o que ajuda a prolongar a vida útil do motor.
4. Sistema de roteirização
Planejar as rotas de deslocamento é uma ação muito bem-vinda para o transporte de cargas. Isso se dá pelo fato de dar mais segurança e diminuir o prazo de entrega e custos.
O sistema de roteirização tem como principal funcionalidade a otimização das rotas de viagens, uma vez que se encarrega de disponibilizar os melhores trajetos com base em mapas virtuais.
A utilização de dados de geolocalização evita que o caminhão:
trafegue em congestionamentos;
utilize rodovias em más condições;
siga caminhos desnecessários, `às vezes mais extensos;
gere custos maiores para o negócio com pedágios, combustível e desgastes do caminhão.
Vale ressaltar que essa tecnologia facilita o cálculo do frete e também diminui o prazo de entrega.
5. Motores elétricos
O constante pensamento sustentável tem incentivado o mercado automotivo a buscar novas fontes de energia. Uma delas são os caminhões equipados com motores elétricos.
Entre suas vantagens mais notáveis está a redução na emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, a produção de energia elétrica é muito menos prejudicial ao meio ambiente se comparada com a queima de combustível fóssil.
Mas os benefícios não param por aí. Esse tipo de motor quase não emite ruídos, o que ajuda a minimizar inclusive a poluição sonora gerada pelo tráfego, garantindo uma direção mais agradável. Sua manutenção também merece destaque, pois ele contém componentes e peças distintos dos motores convencionais.
6. Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Uma das tecnologias para caminhões mais notáveis, o ESC (Eletronic Stability Control) diminui as chances de derrapagem e capotagem em curvas — funcionalidade indispensável para caminhões que puxam cargas extensas e pesadas, como bitrens graneleiros.
O ESC faz uso de duas funções principais:
estabilidade dinâmica (DSP) — garante o equilíbrio do caminhão em trajetos molhados pela chuva, gelo ou neve e reage somente quando detecta pouca tração e o veículo precisa efetuar uma manobra;
prevenção de tombamento (ROP) — reduz a incidência de tombamento do caminhão quando ele está transitando em solo seco e precisa frear repentinamente.
Vale ressaltar que o controle eletrônico de estabilidade será obrigatório a partir de 2020. Ainda tem tempo para se regularizar, mas é bom já ir se preparando para implantá-lo nos seus veículos.
7. Veículos do tamanho certo
O objetivo principal das empresas de transporte rodoviário é a agilidade. Em razão disso, é fundamental disponibilizar veículos de tamanhos variados, a fim de diminuir custos e elevar a eficiência de cada trajeto. Essa atitude evita que caminhões transportem cargas que não condizem com seu tamanho, o que torna o processo mais rápido, seguro e econômico.
Compreendendo esse cenário, muitas marcas já contam com modelos dos mais variados tipos e tamanhos em seus catálogos. Portanto, basta que você faça o estudo necessário e escolha o modelo mais apropriado para atender às necessidades de seus clientes.
8. Novas tendências no mercado de tecnologias para caminhões
Existe uma série de tecnologias que estão sendo testadas no mercado, mas ainda não possuem comercialização. No entanto, é interessante conhecê-las:
monitoramento via drones — sua intenção é aumentar a segurança no transporte de cargas, o que ajuda a reconhecer paradas repentinas e movimentações suspeitas;
telas de bloqueio — são fixadas em compartimentos de cargas para evitar furtos. Podem ser acionadas por meio de controle remoto, sensores ou manualmente;
smart truck — espécie de inteligência artificial que rastreia o pallet desde seu carregamento até sua chegada no seu destino final. Essa tecnologia também poderá gerar relatórios de emissões de CO².


(Por Fernanda Martins)

Comentários

Nenhum comentário cadastrado

Comentar